A relação do sono-aprendizagem e as novas tecnologias de informação e comunicação: um desafio na educação dos adolescentes

Diana Paola Gutierrez Diaz de Azevedo, Néliton Gomes Azevedo

Resumo


Os seres humanos apresentam ritmos biológicos dentro das 24 horas do dia, sendo um dos mais importantes, o ciclo sono-vigília, influído externamente por sincronizadores como as normas e hábitos sociais. O sono supre importantes necessidades dentro da regulação e equilíbrio de diversas funções biológicas e sociais humanas, entre elas o processo da aprendizagem;
igualmente, seus requerimentos mudam com características específicas em cada faixa etária; é assim que na adolescência ocorrem câmbios fisiológicos e sociais que produzem nela uma preferência por dormir tarde e acordar tarde, condição última que não é possível nos dias escolares nem nos fins de semana com o início das saídas noturnas, somando horas não dormidas, que geram um débito e uma privação crônica de sono, com consequências como a sonolência diurna excessiva, alterações na atenção, na consolidação da memória, na concentração, no raciocínio e nas habilidades psicomotoras, com repercussões no rendimento acadêmico do estudante. Na sociedade atual, um sincronizador externo de grande relevância é o das novas tecnologias de informação e comunicação que constituem um fator mediador da socialização, entretenimento e ferramenta escolar nos adolescentes, sendo também uma das causas principais das alterações de sono, além de seus hábitos ruins, em especial pela subvaloração da importância do sono. Assim, as famílias e educadores tem o desafio de gerar consciência crítica racional dopapel e da importância do sono.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/111


Palavras-chave


Sono; aprendizagem; adolescentes; novas tecnologias de informação e comunicação.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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