Ciberespaço, democratização do conhecimento e formação docente: discursos para a construção de uma educação democrática e exercício da cidadania

Néliton Gomes Azevedo, Diana Paola Gutierrez

Resumo


A educação democrática, a formação para exercer a cidadania e a participação social e política são responsabilidades da educação, que deve proporcionar aos educandos ferramentas essenciais para a atuação nos diversos contextos sócias, políticos e culturais, processo no qual o professor é um mediador ao criar espaços para a reflexão, debate, análise de situações específicas e construção de conhecimento relacionado, saberes fundamentados em seus constructos, ideologias e experiências. Por outro lado, a sociedade atual, globalizada, provê uma poderosa estratégia para a criação, difusão e socialização de informação e conhecimento mediante as novas tecnologias de informação e comunicação, que constituem, dão suporte e alimentam o ciberespaço possuidor de uma linguagem própria, um locus com elevado papel pedagógico na ação de educar para e na democracia, que, porém, precisa de um adequado perfil docente nos parâmetros de pluralidade didática, visando a utilização efetiva dos recursos disponíveis, a interdisciplinaridade e uma consciência crítica e sistêmica. Portanto, é crescente a necessidade de uma formação docente teórico-prática baseada na inclusão digital e na democratização do conhecimento.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/37


Palavras-chave


Educação democrática; Ciberespaço; Formação docente; democratização do conhecimento.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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