Os MMORPG e o gênero chat. Uma ferramenta para o ensino de língua inglesa

Luciene Bassani Emerique

Resumo


Os jogos de RPG online ou MMORPG (Massive Multiplayer On-line Role-Playing Game), podem ser considerados auxiliares no ensino e aprendizagem? Muitos jovens relatam que suas experiências com jogos muito os auxiliaram no aprendizado de inglês, por exemplo. Para tal é possível comprovar através de pesquisas realizadas nos anos recentes sobre a relação entre esses jogos e a interação proporcionada pelo gênero chat. Esse gênero pertencente aos chamados gêneros textuais emergentes ou digitais, promove discussões, acordos, negociações, e todo o tipo de interação social dentro do universo do jogo. No presente trabalho serão discutidas as relações entre os gêneros e a aprendizagem de língua adicional de Bronkhart (2008) e sobre os jogos e aprendizagem elencados por Gee (2004), Kopfler, Osterweil e Salen 2008 e Papert (2008). O gênero chat é discutido através das elucidações de Marcuschi (2004), à luz de explanações esclarecedoras elencadas por Bakhtin (1979). Os MMORPG são discutidos com relevância a partir de esclarecimentos de Santos (2011), Steinkuehler (2007) e Haag et al (2005). Uma proposta didática que utilize o gênero chat no jogo League of Legends é proposta para observar as múltiplas possibilidades de trabalho para a assimilação e melhoria da aprendizagem da língua inglesa, relacionando-a com os conceitos prévios e com base no modelo de Dolz, Schneuwly & Noverraz (2004). Palavras Chave: jogos, gênero chat, interação, aprendizagem.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/47


Palavras-chave


linguagem; tecnologia; educação; RPG; jogos.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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