Competências e habilidades do professor e o processo de aprendizagem nos cursos de graduação a distância

Fernando de Sousa Santana, Samuel Gonçalves Pinto

Resumo


O ensino a distância apresenta diferentes desafios tanto para professores como
para alunos. Um dos fatores que torna este tipo de ensino um desafio para a maioria dos professores é fato de ele ser conduzido por intermédio de uma tecnologia. O presente artigo buscou identificar as competências necessárias aos docentes de cursos de graduação para a efetivação da aprendizagem a distância que é um instrumento para a democratização do ensino. Consideramos que para que o professor consiga desempenhar um papel diferenciado na docência on-line, ele precisa adquirir e desenvolver determinados saberes, ou seja, um conjunto específico de competências. Repassar o conhecimento, propiciando a instrução,
deverá, também, estimular o aluno para que este não perca o foco naquilo que realmente importa, que é, aliás, o que ele busca – a efetivação do aprendizado.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/22


Palavras-chave


Competências, Habilidades, Docência, Educação a distância.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.