As tecnologias da informação e comunicação (TIC) na formação inicial do professor de Matemática: experiências vivenciadas no contexto do PIBID/UVA

Francisco Jeovane Nascimento, Neiva Daiane Cordeiro Gomes, Eliziane Rocha Castro

Resumo


Nesta pesquisa buscou-se analisar a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na formação inicial do professor de matemática a partir das experiências vivenciadas no contexto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito do curso de licenciatura em matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Trata-se de um recorte de um estudo de caso que foi realizado para fins de conclusão do curso de Mestrado Acadêmico em Educação ofertado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foram utilizadas as seguintes técnicas de coleta de dados: análise documental, entrevista e observação. Constituíram-se como sujeitos dessa incursão investigativa, quatro professores iniciantes de matemática. Os resultados apontaram que foram desenvolvidas junto a estes sujeitos, ações atreladas ao uso das tecnologias da informação e comunicação que contribuíram para o vislumbre do conhecimento com um sentido e uma finalidade em sua vida prática/cotidiana e no delineamento de sua ação profissional cotidiana. O estudo contribuiu para desvelar a necessidade da harmonização entre os princípios teóricos, intervencionistas e investigativos para facilitar o processo de aprendizagem docente.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/34


Palavras-chave


Tecnologias da informação e comunicação (TIC). Formação inicial. Professores de matemática iniciante. PIBID.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.