Para uma estética da errância: os sentidos da arte em Michel Pêcheux

João Flávio de Almeida

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo investigar alguns questionamentos do campo da Estética da Arte no interior da Teoria da Linguagem de Michel Pêcheux, propondo, assim, uma Estética Pechetiana. Buscaremos em seus textos por referências diretas e indiretas que permitam lançarmos as bases para esta nova estética, procurando por fundamentos que permitam delinear a arte no seu sentido mais amplo. A despeito do fato de que uma teoria estética deva contemplar todas as manifestações artísticas, necessitaremos fazer um recorte para ver o funcionamento prático de tais proposições teóricas, e para tanto analisaremos algumas obras cinematográficas do diretor americano Terrence Malick. Metodologicamente usaremos os percursos propostos pela Análise do Discurso Pechetiana tanto para a construção do Dispositivo Teórico (a que chamaremos Estética da Errância), quanto para o estabelecimento do Dispositivo Analítico do corpus (análise dos efeitos de sentidos no cinema de Terrence Malick). 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/124


Palavras-chave


Pêcheux; Estética da Arte; Cinema; Terrence Malick

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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