Mudanças paradigmáticas do ensino a distância: desvelando a resistência docente

Maria Aparecida da Silva, Lucineide Alvez Costa, Fabiana Pinto de Almeida Bizarria

Resumo


O estudo objetiva compreender processos de resistência docente em relação a EaD. Para tanto, realizou-se pesquisa fundamentada na metodologia história de vida, na perspectiva da abordagem qualitativa, com suporte na análise de quatro entrevistas com docentes de uma Instituição de Ensino Superior (IES), pública e federal localizada no estado do Ceará. Os dados foram analisados com referência nas categorias história de vida, vida profissional, domínio das TICs, EaD no ensino superior, ensino-aprendizagem e envolvimento com a EaD. O estudo sugere a existência de novas elaborações em torno da relação docência-ensino-aprendizagem suscitadas pelas experiências na EaD, e que convergem para discussões em torno de mudanças na identidade docente. A análise das entrevistados proporciona uma reflexão sobre o tema e, assim, outros estudos podem aprofundar a discussão de forma a contribuir com um novo discurso docente de forma que impacte a formação de professores com vistas a instituir novos processos de ensino-aprendizagem.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/129


Palavras-chave


Docentes. Educação a distância. Resistência. Epistemologias

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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