Avaliação de jogos educacionais do gênero artigo de opinião no ensino de língua portuguesa

Daniela Cristina Sales

Resumo


O surgimento de novas tecnologias alterou, sobremaneira, a forma como as pessoas constroem e compartilham informações e conhecimentos em, praticamente, todas as esferas sociais. Em virtude disso, o atual contexto educacional, cada vez mais, exige alternativas pedagógicas mais eficientes para o processo de ensino-aprendizagem. Os objetos de aprendizagem são algumas dessas alternativas. Neste trabalho é apresentada uma análise qualitativa a respeito de três objetos de aprendizagem do tipo jogo, com foco no gênero artigo de opinião. Esses jogos estão disponíveis no repositório do programa Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”, uma iniciativa que contribui para a formação de professores e inspira novas metodologias. Esses jogos foram escolhidos devido à relevância social do programa, aliada à crença de que as novas tecnologias podem proporcionar aos estudantes diferentes experiências no contexto escolar. A análise fundamentou-se nos principais critérios encontrados na literatura, tanto técnicos quanto pedagógicos. O objetivo foi avaliar a qualidade desses jogos, via web, e seu impacto no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Os resultados obtidos apontam que os três jogos analisados têm o potencial de aprimorar esse processo de ensino-aprendizagem, podendo constituir-se em atividades significativas e estratégias facilitadoras para o aprendiz.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/36


Palavras-chave


Linguagem; Tecnologia; Educação

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.