Novos paradigmas de leitura e escrita através do letramento digital

Eliane Miranda Machado

Resumo


O presente artigo busca realizar um levantamento teórico acerca dos novos paradigmas de leitura e escrita através do Letramento Digital pautado na inserção das tecnologias da informação e comunicação no ambiente escolar. Neste sentido, a proposta é o redimensionamento das práticas docentes e pedagógicas, vislumbrando novas metodologias de ensino que reestruturarão o ensino da língua materna, em específico, a leitura e a escrita. Assim, o objetivo da pesquisa é apresentar novos paradigmas de leitura e escrita a partir da proposta do Letramento Digital, explorando os gêneros textuais que estão imersos nas páginas eletrônicas, tendo em vista que estes já são do cotidiano do educando e, além disso, constitui uma proporção de uso da comunicação na contemporaneidade. Usou-se para o desenvolvimento desta pesquisa o método bibliográfico de caráter qualitativo respaldado em teóricos para subsidiar os apontamentos acerca do redimensionamento do ensino da leitura e da escrita. Para dar sustentação a pesquisa, usou – se como autores Bulgraen (2010), Lévy (2004), Soares (2002), entre outros que corroboram para sustentar o discurso acerca do ensino da língua materna por meio do Letramento Digital. 

 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/11


 

 



Palavras-chave


Letramento Digital. Ensino da Leitura. Ensino de Escrita.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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