Tutoria on-line: linguagem formal ou informal no acompanhamento a distância do aluno?

Doris de Almeida Soares, Márcia Magarinos de Souza Leão

Resumo


Este estudo busca responder em que medida  23 mensagens de acompanhamento de estudos escritas por dez tutoras em um curso de idiomas a distância mediado por computador apresentam elementos linguísticos que denotam informalidade na interação com os alunos. A análise enfocou os elementos pré/pós textuais e mapeou  os recursos linguísticos típicos da comunicação através de e-mail e que aproximam a escrita da fala, conferindo à comunicação um tom mais informal e, portanto, mais pessoal e próximo. São eles: as saudações, fechos e despedidas, além da presença de emoticons, abreviações, caixa alta, reticências, comentários em parêntese, interrogativas, e exclamações. Essas informações foram comparadas com a visão que as tutoras, todas formadas em Letras, têm de sua própria escrita. Os dados sugerem que não há uma escolha informada sobre a linguagem empregada, e que as mensagens de tutoria apresentariam um tom mais conversacional, contribuindo para diminuir a sensação de isolamento dos alunos, caso houvesse uma reflexão sobre os recursos linguísticos usados nas comunicações.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/96


Palavras-chave


Análise do discurso; E-mails com fins pedagógicos; Tutoria

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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