Produção de textos em língua inglesa a partir de leituras hipertextuais digitais

Elaine Teixeira da Silva, Joyce Vieira Fettermann, Ezequiel Gonçalves de Paula

Resumo


Este trabalho visa a demonstrar, através de uma atividade realizada com alunos do 3º ano do Ensino Médio noturno de uma unidade escolar estadual no município de Itaperuna/RJ, como a leitura hipertextual nos ambientes digitais pode propiciar aos alunos a seleção das informações necessárias para suas pesquisas e, posteriormente, facilitar o processo de escrita de textos em inglês no ambiente virtual. Parte-se da hipótese de que o hipertexto torna o processo de ensino e aprendizagem de leitura e escrita em inglês mais interativo. Para tanto, utiliza-se a metodologia qualitativa e a pesquisa-ação (ERICKSON, 1986), buscando fundamentação em teóricos como Lévy (1996, 1999), entre outros. Conclui-se, em linhas gerais, que no ensino de leitura e escrita de inglês o aluno precisa ser exposto a contextos culturais do idioma, para que, através do conhecimento adquirido previamente, possa produzir textos de acordo com os objetivos estabelecidos para a tarefa que necessita realizar.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/154


Palavras-chave


Hipertextualidade. Ensino e aprendizagem de leitura e escrita. Língua Inglesa

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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