Para além da medida: dimensionado medidas cientificas através de infográficos com analogias quantitativas

Isack Rocha Soares, Luiza de Marilac Vasconcelos Furtado

Resumo


O objetivo desse trabalho é contribuir através de uma reflexão teórica sobre o uso de analogias quantitativas em infográficos como uma nova tecnologia na educação e a contribuição disso para a compreensão e dimensionamento de medidas presentes na maioria dos conceitos científicos. Para isso utilizaremos alguns autores como Rigolon (2013), Rigolon e Nardir (2014; 2015), Bottentuit Junior, Lisboa e Coutinho (2011), Bachelard (1996), Costa, Tarouco e Biazus (2011) e citamos como exemplo desse objeto de pesquisa o vídeo em forma de infográficos da Discovery Channel intitulado “Viagem ao Centro da Terra”. Esperamos que essa reflexão contribua para evidenciar a importância e necessidade do desenvolvimento de estudos das analogias quantitativas em infográficos no contexto escolar para aprendizagem e dimensionamento de medidas presentes em muitos conceitos científicos.

 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/162



Palavras-chave


Tecnologias da Educação. Infográficos. Analogias Quantitativas. Formação de Conceitos. Proporcionalidade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.