O DESAFIO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Lucas Borcard Cancela, Luciano Dias de Sousa, Thaís Borcard Cancela Cordeiro Finoti

Resumo


As tecnologias estão presentes em nosso cotidiano e estão em constante evolução. É possível afirmar que as tecnologias vieram para transformar a maneira com que vivemos, nos relacionamos, trabalhamos e até mesmo aprendemos. Sendo assim, é preciso que tenhamos as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como nossas aliadas, desempenhando assim papel de importante ferramenta no desafio da prática pedagógica. Porém, em muitas das vezes, não refletimos e não percebemos sobre as possibilidades da utilização das TICs e, de certa forma, limitamo-las. Mas o conceito de tecnologias é muito abrangente e pode atuar em diversas áreas, inclusive na educação. Diante da utilização das TICs no contexto escolar, é fundamental analisar sobre as questões: que tipo de aluno está se formando neste mundo envolto por tecnologias? E qual o papel que o professor deve exercer nesse momento? É necessário preparar as futuras gerações para o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e isso se dá através de uma boa qualidade de ensino, o que pode acontecer com o auxílio das TICs.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/101


Palavras-chave


educação; tecnologia; prática pedagógica; TICs.

Texto completo:

PDF

Apontamentos



ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.