Interpretação e prática social: pressupostos teóricos sobre leitura

Ludmila Fernanda Domingues Pereira, Fernanda Correa Silveira Galli

Resumo


A leitura tem sido um tema bastante recorrente em discursos que se movem em vários seguimentos da sociedade. Na verdade, vemos emergir uma relação paradoxal, pois: de um lado, campanhas publicitárias e algumas redes sociais apregoam um valor quantitativo para a leitura; de outro, pesquisas e instituições de ensino divulgam índices que caracterizam o povo brasileiro como um povo não muito afeito à leitura. Enquanto isso, temos a impressão de que nunca se leu tanto, dada a recorrência de usuários de celulares, smartphones, tablets, e outros, diante da leitura da/na tela. Pretendemos, neste artigo, discutir teoricamente a relação entre a Análise do Discurso de linha francesa, devido ao fato de considerar a leitura como um exercício de interpretação, empreendido por um sujeito sócio-historicamente constituído, e os Novos Estudos do Letramento, tomado em particular o letramento no sentido amplo devido à consideração de práticas de leitura não institucionalizadas. De nosso ponto de vista, essa discussão é de extrema relevância para se refletir sobre a questão da leitura em tempos de tecnologias digitais. 

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/170


Palavras-chave


Leitura; Análise do Discurso;Novos Estudos do Letramento.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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