Educação em direitos humanos na modalidade à distância: sociointeracionismo através da plataforma Moodle

Victor Martins Ramos Rodrigues, Kamila Aparecida Iwanami Rodrigues, Izabel Cristina Carpi

Resumo


O presente artigo tem como objetivo, baseado em pesquisas bibliográfica e documental, apontar os problemas relacionados à deficiência na efetivação das políticas e programas de educação em direitos humanos na contemporaneidade brasileira. Considera ainda que as normas vigentes nesse sentido, mesmo estando em pleno vigor, são descumpridas pela administração pública, principal responsável por implementá-las no âmbito público, bem como pelas entidades educacionais de ensino privado. Além disso, pretende elucidar que o ciberespaço é ambiente fértil e promissor no sentido de permitir a eficaz e célere implementação das políticas e programas de educação – na modalidade à distância – em direitos humanos, dispensando a necessidade de intermediação presencial de um tutor, orientador ou professor para esse fim, reduzindo custos e ampliando possibilidades de convalidação da teoria cognitiva do sociointeracionismo através da utilização da Plataforma Moodle como recurso tecnológico aplicado à educação. Demonstra, por fim, que tal instrumento tecnológico já é largamente utilizado no meio acadêmico, pelos órgãos da administração pública e por instituições de ensino, o que, a priori, prova e ratifica sua legitimidade para tanto.

Link para programação: http://evidosol.textolivre.org/papers/2016/pub/programacao/73


Palavras-chave


Educação; Direitos Humanos; Sociointeracionismo; Plataforma Moodle

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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