ESTÁGIO DE DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA*

Eliane Lima Piske, Angela Adriane Bersch, Leidy Ariza Ariza, Narjara Mendes Garcia, Andreia Costa Juliano

Resumo


O presente relato de experiência visa a apresentar as atividades desenvolvidas no estágio de docência na modalidade Educação à Distância (EaD) ofertada pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), como um dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre
em Educação Ambiental. O referido estágio teve por objetivo contribuir para a construção de conhecimentos sobre as tecnologias, a Educação Infantil e as interfaces com a Educação Ambiental Crítica. Foi realizado na disciplina de Fundamentos e Metodologia da Educação Infantil II no Curso de Pedagogia a Distância e, ocorreu no período de agosto de 2015 até outubro de 2015. O estágio de docência compreendeu atividades presenciais e virtuais na
Plataforma Moodle, que buscavam uma reflexão da práxis em EaD. Os locais dos encontros presenciais foram os Polos de apoio ao ensino a distância da FURG, que atendem ao curso de Pedagogia pela Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD/FURG). No término da disciplina, foi realizada a aplicação de avaliações finais objetivando problematizar com os estudantes a prática pedagógica de crianças de zero a seis anos a partir das considerações sobre currículo, tecnologia e a organização do cotidiano na Educação infantil. Concluímos que, com a experiência do estágio de docência tivemos a oportunidade de (re)pensar, problematizar e refletir através de mobilizações tecnológicas e acima de tudo, dialógicas. A
práxis ensino e aprendizagem foram os principais motivadores nas avaliações e nos impactos das participações.

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Palavras-chave


Tecnologia. Educação Infantil. Estágio de Docência. Educação Ambiental.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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