O USO DA INFORMÁTICA COMO RECURSO AUXILIAR PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA*

Sávia Cambras Araújo Fernandes, Marília Costa Machado

Resumo


A informática vem se desenvolvendo a cada dia e com isso passa surgir novas metodologias de ensino usando essa ferramenta. No ensino da matemática aplicar essas novas tecnologias é essencial para o desenvolvimento do aluno, permitindo uma aula dinâmica e eficaz. Este artigo apresenta a importância da informática para o ensino da matemática e para a educação, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. O objetivo do trabalho é analisar como a informática pode ser um recurso auxiliar para o ensino da matemática. A pesquisa tem uma abordagem pedagógica qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfica. O referencial teórico é baseado em autores que falam sobre o tema proposto. Analisando textos e autores que defendem um ensino lúdico através das Novas Tecnologias na educação, obtendo ambientes educacionais produtivos e fazendo com que o aluno se desenvolva, sendo o agente construtor do seu saber por meio de um raciocínio lógico dedutivo.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4345


Palavras-chave


educação, matemática, tecnologia, informática.

Texto completo:

PDF

Referências


BORBA, M. C. & PENTEADO, M.G. Informática e educação Matemática. 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

BRANDÃO, Edemilson J. R. Informática e Educação: uma difícil aliança. Passo Fundo: UPF, 1994.

COTTA, Alceu Júnior. Novas Tecnologias Educacionais no ensino de Matemática: estudo de caso – Logo e do Cabri- Géomètre. Dissertação de Mestrado. Florianópolis, 2002.

D’ AMBROSIO, U. Etnomatemática- Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autentica, 2001.

FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Método e Metodologia na Pesquisa Científica. 3 ed. São Paulo: Yendis, 2008. P. 73-89; p. 91-117; p. 131.

FONSECA, Lúcio. Tecnologia na Escola. 2001. Endereço Eletrônico: http://www.aescola.com.br/aescola/seções/20tecnologia/2001/04/0002. Data da Consulta: 05/06/2001.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez Editora, 2000. Alegre: Bookman, 2001.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do Computador na Educação. In: VALENTE, J.A. (org). Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas, SP: Gráfica da UNICAMP, 1993.

VALENTE, José Armando. Diferentes usos do Computador na Educação. Revista Brasileira de Informática na Educação. v.12,n.57,jan/mar,1993.

VIANNA, D.M. & ARAÚJO, R. S. Buscando Elementos na Internet para uma nova Proposta Pedagógica. In: Ensino de Ciências: Unindo a Pesquisa e a Prática. Carvalho, A. M. P. de (Org). São Paulo: Thomson, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.