ENSINO E TECNOLOGIA: CONCEPÇÕES ACERCA DE UM MATERIAL DIDÁTICO PARA ERA DIGITAL

Jonathan Florentino da Silva, Maria Cristina Marcelino Bento

Resumo


As mudanças complexas pelas quais o mundo tem passado evocam demandas educacionais referentes a práticas articuladas na preparação de alunos atuantes criticamente. No que se refere aos professores, esses encaram desafios sem precedentes e, ainda, buscam a incorporação de tecnologias constantemente presentes nos contextos sociais de alunos em toda parte. Desse modo, tem-se a necessidade de os educadores buscarem respaldo teórico e práticas capazes de prover experiências em contextos diversificados. Com base no exposto, apresenta-se o objetivo desse artigo em tecer análises acerca de um material didático para ensino de inglês como língua estrangeira no que concerne às habilidades para o ensino na Era Digital. Adotamos como parâmetro a obra Teaching in a Digital Age de Tony Bates (2015) e traçamos como critérios de análise as habilidades descritas por Bates para a Era Digital. Como conclusão, refletimos acerca da abordagem baseada em gêneros do discurso, prática social, uso de mídias digitais, letramentos e práticas significativas. Os resultados referem-se ao perfil dos novos cenários descritos na chamada Era Digital e são de cunho qualitativo.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4333


Palavras-chave


Era Digital; Material Didático; Ensino de Inglês; Tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


BATES, T. Teaching in a Digital Age. BC Open Textbooks. 2015.

ROCHA, C. H. Propostas para o Inglês no Ensino Fundamental I Público: Plurilinguismo, Transculturalidade e Multiletramentos. 2010. 243 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 2010.

ROJO, R.; MOURA, E. (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 1988.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.