POESIA E GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE ENSINO E APRENDIZADO

Luciano Dias de Sousa, Renan Galdino Rosostolato, Clara Jane Braga Schwenck, Lucas Borcard Cancela

Resumo


O objetivo desse trabalho é apresentar um estudo sobre a utilização da literatura no ensino de geografia, no que se refere especificamente a poesia como forma de ilustrar ou exemplificar pontos pertinentes ao conteúdo direcionado a própria relação de ensinoaprendizado e prática em sala de aula. E é por isso que podemos afirmar que o uso da literatura no ensino de geografia é um recurso a mais, como os mapas, as fotografias e tantos outros recursos. A poesia é um material valioso para mostrar, por pontos de vistas diferentes, como o homem, o ambiente e a sociedade, formando alunos capazes de compreender a sociedade da qual fazem parte como indivíduos.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4351


Palavras-chave


ensino-aprendizado; geografia; poesia.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Carlos Drummond. Alguma poesia. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.

FILHO, Domício Proença. A linguagem literária. São Paulo: Editora Ática, 2007.

OLIVEIRA, Erilmar Dias; CAMPOS, Maria Alcicleide Ferreira. Análise do ensino de geografia no ensino fundamental no município de Portalegre – RN. GEOTemas, Pau dos Ferros, Rio Grande do Norte, Brasil, v 1, n. 2, p. 101-117, jul./dez., 2011. Disponível em: http://periodicos.uern.br/index.php/geotemas/article/viewFile/144/129. Acesso em: 5 de março de 2017.

SILVA,Igor Antônio; BARBOSA, Tulio. O ensino de Geografia e a Literatura: uma contribuição estética. Caminhos de Geografia Uberlândia v. 15, n. 49 Mar/2014 p. 80–89 P. Disponível em: revista on line http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/. Acesso em: 5 de março de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.