A LEITURA E O TEXTO NA INTERNET: O HIPERTEXTO NO FACEBOOK

Luciano Dias de Sousa, Lucas Borcard Cancela, Maria Clara Pereira Guimarães, Carolina Mariano Fabri, Fernanda Abreu Guallano, Marilia Costa Machado

Resumo


As redes sociais, ambientes online onde diversas pessoas se conectam partilhando ideias e pensamentos em comum deixaram de ser um ambiente online de relacionamento meramente entre familiares e amigos. Desde o seu surgimento até os dias atuais, o facebook oferece a oportunidade de analisar comportamentos através de um cenário inovador. O objetivo do artigo é discutir a relação da leitura e do texto no formato hipertextual do ciberespaço. Para análise, utilizamos duas postagens da rede social facebook. Nesse ambiente, o usuário mescla: imagem, som e palavra ao construir postagens, disponibilizadas no próprio ciberespaço. A questão da leitura e produção textual é amplamente modificada nas redes sociais digitais, traçando um novo formato de divulgação de ideias.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=40&t=4389


Palavras-chave


ciberespaço; hipertexto; leitura; escrita.

Texto completo:

PDF

Referências


KOCH, Ingedore G. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Editora Cortez, 2009.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

PALFREY, John; GASSER, Urs. Nascidos na era digital: entendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Grupo A, 2011.

PIETRI, Émerson de. Práticas de leitura e elementos para atuação docente. Rio de Janeiro: Editora Ediouro, 2009.

RODRIGUES-JÚNIOR, Adail Sebastião et al. Internet & Ensino: novos gêneros textuais, outros desafios. Rio de Janeiro: Editora Singular, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.