LEITURA LITERÁRIA E NOVOS SUPORTES TECNOLÓGICOS: MITOS E TENSÕES

Pedro Borges Pimenta Júnior

Resumo


O presente artigo pretende discutir mais detidamente a tensão produzida pela utilização dos novos aparatos tecnológicos de leitura literária por um público ainda condicionado ao livro impresso. A partir da abordagem histórica de Roger Chartier e das reflexões sobre a indústria do livro, propostas por Pierre Bourdieu, o artigo chama a atenção para o estranhamento desse leitor com os novos suportes, fenômeno que precisa ser melhor estudado e que não pode ser ignorado, pois toda uma geração de leitores atribui ao suporte impresso grande valor. Some-se a isso o fato de que a maioria das obras mais significativas da literatura ocidental não seria lida de forma satisfatória sem se levar em conta o processo de produção de materiais impressos. Então, qualquer tentativa de desprezar a cultura do impresso e os modelos de fabricação e criação intelectual do livro empobreceria as iniciativas que visam ao desenvolvimento dos processos de leitura. Assim, partir da revisão bibliográfica empreendida neste trabalho, pretende-se demonstrar como o surgimento de novos suportes tem contribuído para o surgimento de um sistema literário composto por um público leitor, uma estética literária, um processo de autoria e uma prática cultural próprios. 

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=40&t=4391


Palavras-chave


Tecnologia; Leitura; Literatura; Chartier; Bourdieu

Texto completo:

PDF

Referências


CHARTIER, Roger. (org.). Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996

___________. As revoluções da leitura no ocidente. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil; São Paulo: Fapesp, 2000.

___________. Os desafios da escrita. São Paulo: Ed. UNESP, 2002.

BOURDIEU, Pierre. In: CHARTIER, Roger (org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 1996.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

RIBAS, Martha (org.). A paixão pelos livros. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2004.

RIBEIRO, Ana Elisa. Ler na tela – Letramento e novos suportes de leitura e escrita. In: COSCARELLI, Carla Viana e RIBEIRO, Ana Elisa (Org.) Letramento digital: Aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Ceale; Autêntica, 2005.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.