USO DE TECNOLOGIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: INDICADORES NA VISÃO DE EGRESSOS

Cristiane Longaray Radke, Ana Sara Castaman, Josimar de Aparecido Vieira

Resumo


O Campus Sertão integra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e contribui com a formação pedagógica de professores da educação profissional na região norte do Rio Grande do Sul. Neste contexto, este estudo reflete sobre o uso de tecnologias em um curso de formação pedagógica para a Educação Profissional, a partir de relatos de egressos. A metodologia empregada remete a um estudo de caso com abordagem qualitativa. O material de pesquisa foi produzido a partir da aplicação de questionários e realização de entrevistas envolvendo 48 egressos do curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Básica e Profissional, formados no período de 2010 a 2014 em que a presente produção textual traz algumas discussões sobre o uso de tecnologias na formação pedagógica para a educação profissional. Nos resultados verificou-se que alguns egressos que não exerciam a profissão, se perceberam professores. Muitos mencionaram que a atuação na docência gerou outro sentido a vida e perceberam que a aproximação com as tecnologias da informação durante o curso e as práticas pedagógicas, ligam a teoria e a prática. Tais recursos foram fundamentais para o entendimento e o desenvolvimento de ações tecnológicas que contribuíram nas discussões acerca do trabalho pedagógico. O professor da educação profissional atua como responsável pelo seu desenvolvimento pessoal e profissional, e essa postura vem trazendo mudanças em suas experiências, promovendo assim a incorporação de inovações tecnológicas à prática educativa.

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Palavras-chave


Educação profissional; Tecnologias; Formação pedagógica

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Referências


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