FORMAÇÃO DE GRADUANDOS EM LETRAS NA ERA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O FACEBOOK COMO RECURSO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA

Elaine Teixeira da Silva, Anna Carolina Rodrigues Boldrini do Nascimento

Resumo


Este estudo tem como base o Art. 43 da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 (LDB), tendo como eixos os parágrafos II ao V e o Plano Nacional de Graduação de 1999 (PNG), com o objetivo de apontar que as comunidades digitais também são usadas por alunos dos cursos superiores como meio de complementar o ensino e aprendizagem, e mostrar que nos dias atuais as tecnologias digitais fazem parte do ambiente escolar independentemente do nível de escolaridade dos alunos. O presente trabalho é um relato de experiência realizado com alunas do curso de Letras/Espanhol em uma instituição superior privada no município de Itaperuna/RJ, através de uma comunidade criada na rede social Facebook com objetivo pedagógico para ensino-aprendizagem de língua espanhola nas disciplinas específicas de Língua Espanhola II e IV e Literaturas, buscando inserir as futuras docentes no contexto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) como suporte para a sua atuação posterior em sala de aula. Utilizou-se a metodologia quantitativa e a pesquisa-ação (KAUARK, MANHÃES, MEDEIROS, 2010), buscando fundamentação em teóricos como Allan (2015), Bannell et al. (2016), Kenski (2007), Montes (2016) entre outros.

Link para a apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Teixeira


Palavras-chave


Formação de professores. Ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. Rede social. TDIC.

Texto completo:

PDF

Referências


ALLAN, Luciana. Escola.com: como novas tecnologias estão transformando a educação na prática. Barueri, SP: Figurati, 2015.

BANNELL, Ralph Ings. et al.. Educação no século XXI: cognição, tecnologias e aprendizagens. Petrópolis: Vozes. Rio de Janeiro: Editora PUC, 2016.

BAUMAN, Zygmunt. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual.Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

__________________. Sobre educação e juventude: conversas com Riccardo Mazzeo. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2014: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.

Disponível em http://observatoriodaimprensa.com.br/download/PesquisaBrasileiradeMidia2014.pdf. Acesso em

de jun. 2016.

GÓMEZ, M. ROSES, S. FARIAS, P. “El uso académico de las redes sociales en universitarios.” Revista Comunicar, vol. XIX, no 38, 1o sem., 2012. URL: http://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=38&articulo=38-2012-

Acesso em: 18 de mar. 2016.

KAUARK, Fabiana. MANHÃES, Fernanda Castro. MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.

LDB. Disponível em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 10 de set. de 2016.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Ed. 34, 1999.

MATTAR, J. Guia de educação a distância. São Paulo: Cengage Learning: Portal Educação, 2011.

MONTES, Marta Teixeira do Amaral. Aprendizagem colaborativa e docência online. 1 ed. Curitiba: Appris, 2016.

MOREIRA, José António. JANUÁRIO, Susana. Redes sociais e educação: reflexões acerca do

Facebook enquanto espaço de aprendizagem. In: Facebook e educação: publicar, curtir, compartilhar. PORTO, Cristiane; SANTOS, Edméa. (Orgs.). – Campina Grande: EDUEPB, 2014,

pp. 67-84.

PNG - Plano Nacional da Graduação: um projeto em construção. Fórum de Pró-Reitores de Graduação

das Universidades Brasileiras. Bahia, 1999. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/png.pdf. Acesso em 13 de set. 2016.

VETROMILLE-CASTRO, Rafael. FERREIRA, Kathleen Simões. Redes sociais na formação de professores de línguas. In: ARAÚJO, Júlio. LEFFA, Vilson. (Orgs.). Redes sociais e e


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.