IMPASSES E POSSIBILIDADES DO TUTOR EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) NO ENSINO TECNOLÓGICO

Joama Silva Diniz, Lusilene Mariano de sá Ritzel

Resumo


O presente artigo tem caráter empírico e tem como objetivo descrever a percepção dos tutores  do ensino em modalidade à distância pelo Instituto Federal de Rondônia na cidade de Porto Velho, visando promover reflexões sobre seu papel na atualidade. Trata-se de um ensaio para reunir informações e diferentes visões acerca desta modalidade de ensino, que vai além do tradicional método expositivo presencial. Como esta nova interface, o tutor tem como primeiro desafio ser o orientador do aluno em EAD. É nesse sentido que a pesquisa pretende seguir, ao demonstrar quais as principais características apontadas pelos tutores. Para isso, delimitou-se nas questões relacionadas à EAD discutidas por Almeida (2003), Amaral (2009), Bernardinho (2011), Souza et al. (2004), Schlosser (2010), Zuin (2006), Moran (2011, 2002), e na pesquisa de Ferreira (2009). A partir da análise dos resultados conclui-se que, o tutor na EAD é um facilitador do conhecimento e, por essa ação, deve estar inteiramente consciente e integrado quanto aos conteúdos, metodologias, matérias, atividades e, sobretudo, o contexto em que seu aluno está inserido, sua realidade, suas limitações e principalmente, seu potencial.

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