DESENVOLVENDO O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO A PARTIR DA APRENDIZAGEM DE PRINCÍPIOS DE PROGRAMAÇÃO EM BLOCOS

Augusto Márcio da Silva Júnior, Gabriel Gerber Hornink

Resumo


Este artigo descreve uma pesquisa com 81 pessoas de diferentes faixas etárias e escolaridade, cujo objetivo foi obter indícios do desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico-matemático pela aprendizagem em programação em blocos, mediada pela utilização de tecnologias da informação e comunicação. Para isto, foi realizada uma capacitação online via ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle, configurado de modo a fomentar as interações entre os estudantes, introduzindo os princípios da computação e pensamento computacional com foco nas ferramentas code.org e Scratch, consistindo em um ambiente de educação online com múltiplos desafios divididos em etapas e graus de dificuldade. Com base na bibliografia pesquisada e no relato dos estudantes após a realização do curso, os resultados e acompanhamentos, apontaram que além do aspecto motivacional da temática dos jogos, as atividades realizadas nesta pesquisa somadas ao aprendizado em  conceitos do pensamento computacional podem auxiliar a resolver problemas do dia-a-dia, além de auxiliar na resolução dos desafios  no raciocínio lógico-matemático.

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Palavras-chave


Scratch; Code.org; Pensamento Computacional; Raciocínio lógico-matemático; Vygostky

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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