INTERDISCIPLINARIDADE E INOVAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE UM PRONTUÁRIO ELETRÔNICO

Bárbara Bruna de Almeida Assis, Carina Roriz Pimenta, Mônica da Consolação Machado, Tarley Francis de Lana Campos, Valquíria Fernandes Marques Vieira

Resumo


Este estudo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um sistema de prontuários eletrônicos numa instituição de ensino superior de Belo Horizonte. Para a criação do sistema foram utilizadas as tecnologias, PHP, MySQL, Apache e Git, com o intuito de redução de custos. As tecnologias HTML 5, JavaScript 2, CSS3 e Bootstrap foram utilizadas para aumentar a produtividade dos alunos durante o desenvolvimento do software e a qualidade do produto final.Dentre as vantagens do desenvolvimento e implantação do prontuário eletrônico destaca-se o acesso rápido às informações do histórico de saúde e às intervenções às quais o paciente foi submetido; a eliminação da repetição de dados; e o processamento dos dados de forma organizada e sistematizada. O desenvolvimento do prontuário eletrônico em ambiente acadêmico contribuiu para a obtenção de conhecimento e para a formação na perspectiva interdisciplinar ao proporcionar a interação de diferentes áreas de atuação e saberes. Os alunos foram desafiados a enfrentar demandas reais, compreender as necessidades de segmentos distintos e desenvolver de forma colaborativa um sistema de relevância na área acadêmica e da assistência em saúde, com tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4338


Palavras-chave


Interdisciplinaridade; Sistema de Prontuários; Inovação

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, Márcio José. Tecnologia e medicina: uma visão da academia. Revista Bioética, Brasília, V.8, N.1, p. 21-37, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 192 p. il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 19).

LOURENÇÃO, L.G.; JUNIOR, C.J.F. Implantação do prontuário eletrônico do paciente no Brasil. Enfermagem Brasil . v. 15, n.1. 2016.

MOURÃO, A. D; NEVES, J. T. R.Impactos da Implantação do Prontuário Eletrônico do Paciente sobre o Trabalho dos Profissionais de Saúde da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. 2007.

PARCIANELLO, M.K.; DIAS, C. F.C.; FONSECA, G.G.P.; FEITAS, H.M.B.; ZAMBERLAN, C. Revista Disc. Scientia. Série: Ciências da Saúde, Santa Maria, v. 12, n. 1, p. 39-47, 2011.

PINOCHET, Luis Hernan Contreras. Tendências de Tecnologia de Informação na Gestão da Saúde. O Mundo da Saúde, São Paulo: 2011;35(4):382-394.

POLIT, D. F; BECK, C. T. Using research in evidence-based nursing practice. In: POLIT, D. F.; BECK, C. T. (Ed.). Essentials of nursing research. Methods, appraisal and utilization. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2006.

REMOALDO, P. O guia prático do Dreamweaver CS3, com PHP, JavaScript e Ajax. Lisboa: Centro Atlântico,2008. 676 p.

RUTTER, J. Smashing jQuery: interatividade avançada com JavaScript simples.Porto Alegre: Bookman, 2012. 336 p.

SILVA, F. G.; HOENTSCH, S. C. P.;SILVA,L. Uma análise das metodologias ágeis FDD e Scrum sob a perspectiva do modelo de qualidade mps.br. Scientia Medica, v.5, n. 12, 2009.

SILVA, M. S. Fundamentos de HTML5 e CSS3. São Paulo: Notatec, 2015. 304 p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.