CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM MATEMÁTICA VIA AMBIENTE VIRTUAL, MODELAGEM MATEMÁTICA E TRABALHO

Thiago Marques Zanon Jacomino, Sandra Maria Schroetter, Alexandre Horacio Couto Bittencourt, Nilson Segio Peres Stahl

Resumo


Este trabalho é uma proposta de projeto de doutorado, na linha de pesquisa de Ensino de Ciências, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Buscamos entender de que modo metodologias inovadoras, como a interação colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagem, viabilizado por meio da modelagem matemática, podem gerar a construção do conhecimento em Matemática. Para tanto, trabalharemos com alunos do curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus Piúma. Nossa metodologia de trabalho será baseada na pesquisa qualitativa e a coleta e análise de dados se dará por meio do método de análise de conteúdo.

Link para a apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Jacomino


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem de Matemática; Trabalho Colaborativo; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Modelagem Matemática

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos

ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.29, n.2, p 327-340,

jul./dez. 2003. Disponível em: Acessado

em dezembro de 2016.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BASSANEZI, R. C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. São Paulo:

Contexto, 2002.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Ministério da Educação.

Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: A Secretaria, 2001.

CÂNDIDO, P. T. Comunicação em Matemática. In: SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria

Ignez (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender

matemática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001, p.15-28.

COLAÇO, V. de F. R. Processos interacionais e a construção de conhecimento e

subjetividade de crianças. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 333-

, 2004.

COLL SALVADOR, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto

Alegre: Artes Médicas, 1994.

DAMIANI, M. F. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus

benefícios. Educar. Curitiba, n. 31, p. 213-230. Editora UFPR. 2008.

LOISELLE, J. A Exploração da Multimídia e da Rede Internet para Favorecer a Autonomia

dos Estudantes Universitários na Aprendizagem. Ciberespaço e Formações Abertas –

Rumo a Novas Práticas Educacionais. Porto Alegre, Artes Médicas, 2002, p. 107-118.

MORAN, J. M. O que é educação à distância. Disponível em:

http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/dist.pdf>. Acessado em

novembro de 2016.

NORONHA, A. B.; VIEIRA, A. R. A utilização da plataforma WebCT para o

desenvolvimento e implementação de disciplinas utilizando a internet. In: BARBOSA, R.

M. (org.) Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005, p.169-182.

PISA 2015. Relatório OCDE. Disponível em:

Acessado em dezembro de 2016.

POWELL, A. Captando, examinando e reagindo ao pensamento matemático. In: Boletim

do GEPEM, n.39, set. 2001, p.73–84.

POWELL, A.; LÓPEZ, J. A. A escrita como veículo de aprendizagem da matemática:

estudo de um caso. In: Boletim GEPEM, Rio de Janeiro, 1995, n.33, p.9-41.

SAEB. Sistema de Avaliação da Educação Básica – Resultados. Edição 2015. Disponível

em: Acessado em dezembro de 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.