SALA DE AULA INVERTIDA E GOCONQR: OTIMIZANDO O ENSINO DO PROCESSO DE LEITURA

Natália Elvira Sperandio

Resumo


O presente artigo tem como finalidade apresentar uma breve discussão acerca da forma pela qual o ensino de leitura pode ser desenvolvido por meio de metodologias ativas de aprendizagem, nesse caso, em especial, através da proposta da sala de aula invertida em conjunto com a plataforma de ensino GoConqr. Nosso intuito é demonstrar, a partir de experiências vivenciadas no ensino de leitura no nível superior, de que forma essas metodologias podem auxiliar no ensino-aprendizagem de nossos alunos, tornando-os leitores críticos e competentes, ao colocá-los no centro desse processo e o professor como mediador. Para isso, tomaremos como arcabouço teórico a perspectiva de leitura interacionista, proposta por Koch e Elias (2013), em conjunto com os trabalhos de Bergnann e Sams (2016), sobre sala de aula invertida. Como resultado, observamos que, ao utilizarmos essa plataforma, com a construção de disciplinas compartilhadas com nossos alunos, houve maior interação e problematização das questões propostas em sala de aula, fazendo com que a leitura ultrapassasse a mera decodificação dos elementos presentes na superfície textual.

Link para a apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Sperandio


Palavras-chave


Leitura. Sala de aula invertida. GoConqr.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Tradução: Afonso Celso da Cunha Serra. 1º ed. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

KLEIMAN, A. Oficina de leitura: Teoria e prática. Campinas: Pontes, 2004.

KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2013.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.