O COTIDIANO DO TUTOR NA EAD: O EMPREGO DAS FERRAMENTAS E ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PRÁTICA DE TUTORIA, VISANDO À APRENDIZAGEM COLABORATIVA DOS ALUNOS

Maíra Ferreira Sant'Ana, Débora Goulart da Silva Duque, Marcelo Rezende Pinto

Resumo


Este trabalho tem como objetivo identificar questões inerentes ao cotidiano do tutor, com enfoque no emprego das ferramentas e estratégias de interação na prática da tutoria em EaD, visando à aprendizagem colaborativa dos alunos. Para isso, foi criado um formulário eletrônico abarcando questões concernentes ao perfil pessoal e profissional do respondente e a forma de condução das atividades cotidianas no âmbito da tutoria. Conseguiu-se um total de 20 (vinte) entrevistados, os quais já foram ou ainda são tutores oriundos de Instituições de Ensino Superior (IES) do sistema privado e público de ensino, estes últimos, bolsistas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) de diferentes instituições. Por meio do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que a função de tutor não é reconhecida como profissão e que grande parte dos tutores não reconhece o aluno como um ator envolvido na EaD, apesar de constar nos referenciais que o mesmo deve ser o centro do processo educacional. A maioria dos entrevistados tem preferência pelo fórum como ferramenta de ensino, e por ferramentas assíncronas. Grande parte deles alegou desenvolver a aprendizagem colaborativa, contudo, poucos reconhecem a troca de informação como fator mais relevante na interação.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4342


Palavras-chave


Tutor; Ferramentas de interação; Aprendizagem colaborativa.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, M. F. S. O.; REZENDE, F. A prática dos tutores em um programa de formação

pedagógica a distância: avanços e desafios. Interface, v.10,

n.20, p.473-486, 2006. Disponível em: http://www.scielosp.org/pdf/icse/v10n20/14.pdf . Acesso em: 19 de maio de 2015.

BARROS, M. A. Ferramentas interativas na educação a distância: benefícios alcançados a partir da sua utilização. In: V ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM

ALAGOAS – V EPEAL, Universidade Federal de Alagoas. Maceió, AL, 2010. Anais do V Encontro de Pesquisa em Educação –

Alagoas. p.1-10. Disponível em:

INTERATIVAS-NA-EDUCACAO-A-DISTANCIA-BENEFICIOS-ALCANCADOS-A-

PARTIR-DA-SUA-UTILIZACAO.pdf>. Acesso em: 19 de maio de 2015.

FARIA, E. V. O tutor na Educação a Distância: A construção de conhecimentos pela interação nos ambientes midiáticos no contexto da educação libertadora. Scientia, Olímpia, SP, a.2, v.2, n.1, 2010.

LAGUARDIA, J.; MACHADO, R.; COUTINHO, E. Interação e Comunicação em ambientes virtuais de aprendizado. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v.11, n. 4, ago 2010.

OLIVEIRA, Francisnaine Priscila Martins; LIMA, Cláudia Maria de; A relação tutoria e docência nos cursos de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil. ESUD 2014 - XI CONGRESSO

BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA. Florianópolis: Santa Catarina, 05 a 08 de agosto de 2014 - UNIREDE. Disponível em: . Acesso em: 25

de fevereiro de 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.