APLICATIVOS DE DICIONÁRIO DE LÍNGUA PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NO CONTEXTO ESCOLAR

Geraldo José Rodrigues Liska

Resumo


O dicionário de língua é o acervo de registro do léxico, dotado de critérios e sistematizações para a catalogação e o acomodamento das entradas e definições que nele estão presentes. No âmbito escolar, sua importância vem ganhando espaço à medida que aumenta a preocupação com o ensino do léxico. Trataremos da importância, de um lado, do uso do dicionário na sala de aula, fazendo um breve percurso sobre a estrutura de uma obra lexicográfica padrão, e, de outro, da utilização de tecnologias e recursos midiáticos no processo de ensino-aprendizagem. Dessa união, temos o dicionário para dispositivos móveis, livre e gratuito, como potencial instrumento didático. Neste trabalho, destacamos três aplicativos para sistema operacional Android e, com o uso deles, propomos atividades educacionais que vão além do livro  didático, explorando as palavras, suas formações e seus sentidos.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4322


Palavras-chave


aplicativos para dispositivos móveis; dicionário de língua; ensino do léxico.

Texto completo:

PDF

Referências


BONIFÁCIO, B. A.; SANTOS, D. V. ; ARAUJO, C. S. ; CONTE, T . Aplicando Técnicas de

Inspeção de Usabilidade para Avaliar Aplicações Móveis. In: IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2010), 2010, Belo Horizonte - Minas Gerais. Anais do IX Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2010). Porto Alegre - RS: Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2010. v. 1. p. 189-192.

KRIEGER, M. G. O dicionário de língua como potencial instrumento didático. In: ALVES, I. M.; ISQUERDO, A. N. (orgs.). As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: UFMS, 2007, p. 295-309.

PONTES, A. L. Mecanismos de explicação em dicionários escolares. In: ARAGÃO, M. S. S.; PONTES, A. L.; FARIAS, M. E. P. (orgs.). Tópicos em lexicologia, lexicografia e terminologia. Fortaleza: UFC, 2003, p. 636- 654.

; SANTIAGO, M. S. . Crenças de professores sobre o papel do dicionário no ensino de língua portuguesa.. In: COSTA DOS SANTOS, F. J.. (Org.). Letras plurais: crenças e metodologias do ensino de línguas.. 1ed.Rio de Janeiro: CBJE, 2009, v. , p. 105- 123.

REZENDE, R. M. Os dicionários escolares brasileiros no ensino do léxico: análise do registro dos termos técnico-científicos. Belo Horizonte: UFMG, 2015. 164 p. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós- Graduação em Estudos Lingüísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.