INOVAÇÃO E TECNOLOGIAS PARA A APRENDIZAGEM DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO

Joyce Vieira Fettermann

Resumo


Este artigo parte de uma pesquisa qualitativa, com busca bibliográfica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de línguas baseada em autores como Paiva (2012) e outros, e algumas aplicações práticas em sala de aula, com o objetivo de verificar como elas podem trazer benefícios para a aprendizagem e quais os resultados que podem gerar. Nesse sentido, são demonstradas atividades realizadas nas aulas de inglês com alunos do ensino médio de uma escola pública em Itaperuna, no interior do estado do Rio de Janeiro, utilizando ferramentas como o Facebook, os aplicativos Google Translator e QR Code, bem como o complemento Flubaroo em avaliações aplicadas através do Google Forms, tudo isso com o auxílio de computadores e telefones celulares com internet, nos anos de 2015 e 2016. Conclui-se que os dispositivos e instrumentos utilizados permitiram não apenas aprendizagens dos componentes linguísticos do currículo mínimo, mas também que os alunos assumissem o papel de autoria em processos de experimentação, colaboração e compartilhamento (DUBOC, 2015), no decorrer das tarefas propostas.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4337


Palavras-chave


Ensino e aprendizagem de inglês; tecnologias digitais; ensino médio; inovação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua estrangeira. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DUBOC, A. P. M. Avaliação da Aprendizagem de línguas e os multiletramentos. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 26, n. 63, p. 664-687, set./dez. 2015.

FETTERMANN, J. V. Os entornos virtuais da rede social My English Club e suas intervenções nos ambientes presenciais de aprendizagem da língua inglesa. 2012. 143 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Campos dos Goytacazes, 2012.

FETTERMANN, J. V.; CAETANO, J. M. P. Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016.

FETTERMANN, J. V.; PAULA, E. G. de; SOUZA, S. M. da F. Leitura hipertextual online e produção de texto: caminhos para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa no ensino básico. In: FETTERMANN, J. V.; CAETANO, J. M. P. Ensino de línguas e novas tecnologias: diálogos interdisciplinares. Campos dos Goytacazes, RJ: Brasil Multicultural, 2016.

HOLDEN S.; ROGERS M. O ensino da língua inglesa. São Paulo: Special Books Services Livraria, 2001.

PAIVA, V. M. O. e. Ensino de língua inglesa no ensino médio: teoria e prática. São Paulo: Edições SM, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.