O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NO ESTUDO DE FUNÇÕES

Adriana Lourenço de Sá, Marília Costa Machado

Resumo


O presente artigo tem por objetivo investigar as contribuições do software Geogebra no estudo de funções.  Tal pesquisa baseia-se em opiniões de diferentes autores, a fim de ressaltar a colaboração desta ferramenta para o processo de ensino-aprendizagem. Atualmente com as novas tecnologias ficou evidente a necessidade do professor em aplicar novos métodos em suas aulas com o propósito de despertar o interesse e a atenção dos alunos em aprender. No ensino de matemática é comum deparar-se com medos e receios, isso requer do docente um novo olhar como mediador do conhecimento, pois cabe a ele mostrar os caminhos para os estudantes chegarem à solução de problemas. É o que software Geogebra no ensino de função pode propiciar ao aluno, pois consegue mostrar todo processo envolvendo a busca da resposta num só ambiente, o que acaba levando o discente a encontrar seu próprio erro e incentiva-o na busca de novos caminhos de forma autônoma.

Link para a apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Sa


Palavras-chave


Educação; Função; Tecnologia; Geogebra.

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, Gilberto Luiz. O trabalho didático na escola moderna: formas didáticas. Campinas, 2005.

BETTEGA, Maria Helena. Educação continuada na era digital. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010. FARIAS, C.; ALVES, E.; OLIVEIRA, I. O Ensino de Função Afim com o Auxílio do Software GeoGebra. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba: ENEM, 2013.

GIRAFFA, Lúcia M.M. Uma arquitetura de tutor utilizando estados mentais. Tese de Doutorado. Porto Alegre: CPGCC/UFRGS, 1999. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2016.

LIMA, L. F. Grupo de estudos de professores e a produção de atividades matemáticas sobre funções utilizando computadores. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Unesp, Rio Claro, 2009. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2016.

MELO André Luís Canuto Duarte; SILVA, Gilmar Silvestre da Cruz. Utilização do software Geogebra como ferramenta auxiliar ao estudo das funções quadráticas no ensino fundamental e médio. Disponível em. Acesso em: 01 nov. 2016.

RÊGO, Rogéria Gaudêncio. Um estudo sobre a construção do conceito de função. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, 2000.

VALENTE, José Armando. O computador na sociedade do conhecimento. Campinas, SP:UNICAMP/NIED, 1999.156 p. Disponível em: Acesso em: 01 nov. 2016.

VALENTE, José A. Computadores e Conhecimento: Repensando a Educação. Campinas (SP): UNICAMP, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.