OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SUAS POTENCIALIDADES

André Nogueira Silva

Resumo


O espaço virtual tem fortalecido a inteligência coletiva a partir das tecnologias digitais. Recursos educacionais digitais conhecidos como Objetos de Aprendizagem têm sido disponibilizados para facilitar a melhoria do ensino e aprendizado, seja na escola tradicional ou no ensino a distância. Com a utilização destas ferramentas, uma nova forma de se ensinar e aprender tem sido utilizada, fator positivo que evidencia a importância em conhecê-las. Tais objetos são disponibilizados em servidores específicos na web conhecidos como Repositórios de Objetos de Aprendizagem. Para a melhoria do ensino e do aprendizado, faz-se necessário conhecer as características técnicas e pedagógicas dessas ferramentas, para que sirvam de apoio aos usuários, ajudando-os a decidir qual o melhor material educaioanal digital a ser utilizado na rotina de ensino e aprendizado.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4349


Palavras-chave


Educação; Tecnologias digitais; Objetos de aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, M. E. B. O computador na escola: contextualizando a formação de professores. 2000. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

BRAGA, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem, vol. 2: Metodologia de desenvolvimento. Santo André : Editora da UFABC, 2015.

CATTANI, A. Recursos informáticos e telemáticos como suporte para formação e

qualificação de trabalhadores da construção civil. 2001. 249 p. Tese (Doutorado em

Informática na Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

DUNCAN, C. Digital repositories: e-learning for everyone. Learning International Edinburgh, 2003. Disponível em:. Acesso em: 05 outubro 2016.

HARMAN, Keith; KOOHANG, Alex (Ed.). Learning objects: standards, metadata,

repositories, and LCMS. Informing Science, 2007.

KENSKI. V.M.. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas: Papirus, 2003.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. 264p.

PESSOA, Eder Gomes. Potencialidades dos objetos de aprendizagem em repositório

digital para o ensino de língua Inglesa. 2015. 95p. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015.

TAVARES, Romero. Objetos de aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico. In.Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação a Distância. Objetos de

aprendizagem: uma proposta de recurso pedagógico/Organização – Brasília: MEC, SEED,2007. Disponível em:. Acesso em 02 outubro 2016.

TORREZZAN, C. A. W. Design pedagógico: um olhar na construção de materiais

educacionais digitais. Dissertação apresentada ao programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRGS. 2009

WILEY, D. A. Connecting learning objects to instructional design theory: A definition, a

metaphor, and a taxonomy. 2000. In D. A. Wiley (Ed.), The Instructional Use of learning Objects: Online Version. Disponível em: . Acesso em: 03 outubro 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.