CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS E O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NO PIBID PEDAGOGIA DA UENF

Rysian Lohse Monteiro

Resumo


Sabemos que os docentes precisam estimular a capacidade leitora e estimular o exercício da autoria desde a infância, para que essas habilidades sejam ampliadas no decorrer da vida escolar dos alunos.  Portanto, esse trabalho objetiva apresentar as contribuições da inserção de diversos gêneros textuais, em especial a fábula, no processo de formação de alunos leitores/escritores, relatando a experiência de contação de histórias em uma turma de 5º ano no âmbito do PIBID. O objetivo foi estimular a autoria e a criatividade dos educandos, usando o laboratório de informática como ferramenta facilitadora desse processo. Foram realizadas diversas atividades, culminando na produção de várias fábulas por parte dos alunos. Conseguimos assim, explorar ao máximo a criatividade deles.

Link da apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4328


Palavras-chave


Contação de histórias; Lúdico. Escrita; Tecnologia

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA , Juvêncio José. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 1994 – 2,ed. Ver – (Coleção magistério. 2º grau. Série formação do professor; v 16)

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular para a educação infantil. Brasília: 1998. CYSNEIROS, Paulo G. Novas Tecnlogias, Informação e Educação e Sociedade. Campinas, São Paulo, Unicamp, CEDES, no prelo, 2006.

MENDES, Lina Maria Braga. Experiências de Fronteira: os meios digitais em sala de aula. Dissertação apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Mestre em Educação. São Paulo, 2009.

FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22. ed. São Paulo: Cortez, 1988. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1ª a 4ª série), Brasília, 1997.

SMOLKA, B. Luíza Ana. Leitura e desenvolvimento da linguagem. Porto Alegra – RS: Mercado Aberto,1989.

VILLARDI, Raquel. Ensinando a gostar de ler e formando leitores para a vida inteira. Rio de Janeiro: Qualitymark/Dunya Ed., 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.