SISTEMAS DE GERAÇÃO DE INDICADORES DE PARTICIPAÇÃO E COLABORAÇÃO NO MOODLE

Eduardo de Almeida Rodrigues, Gabriel Gerber Hornink

Resumo


O foco deste artigo é apresentar as características funcionais e os aspectos de desenvolvimento dos blocos inMapMoodle© e indeXMoodle©. Concebidos na UNIFAL-MG, o primeiro bloco gera e exibe grafos direcionais das interações ocorridas nos fóruns de discussão online, enquanto o segundo calcula e apresenta graficamente os índices de participação e de colaboração dos participantes no ambiente Moodle. Ambos fornecem dados quantitativos que podem ser utilizados como parâmetros de avaliação e autoavaliação com vistas a uma análise mais detalhada das interações, fomentando, por consequência, uma moderação e atuação mais eficiente por parte dos professores, tutores e estudantes. Embora o inMapMoodle© se ocupe exclusivamente de representar visualmente a frequência das interações ocorridas em fóruns de discussão, essa ferramenta proporciona uma visão ampla da organização do processo comunicativo. IndeXMoodle©, por outro lado, é mais abrangente em relação ao rol de ferramentas interativas/colaborativas às quais atribui seus índices e gráficos. Levando em consideração a perspectiva pedagógica sociointeracionista por meio da qual o ambiente virtual Moodle foi desenhado e lançado em 2002, é possível vislumbrar a aplicabilidade das ferramentas supracitadas como uma alternativa à moderação tradicional. Em geral, o Moodle é uma poderosa ferramenta de interação assíncrona possuidora de um grande potencial colaborativo e, tanto inMapMoodle©, quanto IndeXMoodle©, vêm suprir à necessidade humana por representações visuais que possibilitem um panorama interativo da ação mediada.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4360


Palavras-chave


indeXMoodle©. InMapMoodle©. Colaboração. Sociointeracionismo.

Texto completo:

PDF

Referências


BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, 1977.

BOSI, A. Fenomenologia do olhar. O olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

FERRAZ, P. F. O. ; BUSQUEIRO, A., CAMPOS, R. S; SILVA, E. J; SILVA, R. B. ; BALBINO, R. R.; SOUZA, M. M.; HORNINK, G.G.InMapMoodle V.2, 2016.

HORNINK, G. G. Cartografando online : caminhos da informática na escola com professores que elaboram conhecimentos em formação contínua / Gabriel Gerber Hornink. Campinas, SP: [s.n.], 2010.

MILES, M. B., HUBERMAN, A. M. Data management and analysis methods. In: Coffey, A., Atkinson, P. Encontrar el sentido a los datos cualitativos: Estrategias complementares de investigación. Editorial Universidad de Antioquia. Medellín, 2005.

MOODLE. Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment. 2006. Disponível em: . Acessado em 01 de janeiro de 2016.

SILVA, R. B. ; HORNINK, G. G. Mapeamento das interações em fóruns da plataforma Moodle. Alfenas, 2013.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.