SOFTWARE LIVRE EM COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM ONLINE: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS DE COLABORAÇÃO ENTRE OS POVOS LUSÓFONOS

Fabio Batalha Monteiro de Barros

Resumo


O software livre Moodle tem sido utilizado ao longo dos anos com um perfil fortemente institucional. A partir da reflexão sobre a relevância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a inclusão social são analisadas as características de funcionamento da comunidade de aprendizagem online “Aprender Livre” (aprenderlivre.org), em especial com relação à experiência de integração dos povos lusófonos. São apresentadas características como incentivo aos recursos educacionais abertos, aprendizagem ao longo da vida, educação informal e liberdade de ensino-aprendizagem. Como conclusão são ressaltados o potencial transformador da educação online, inclusive para o ensino presencial, quando acompanhado de metodologias ativas que propiciem a utilização qualificada das comunidades de aprendizagem e softwares livres educativos.

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=39&t=4361


Palavras-chave


educação; lusofonia; software livre; moodle

Texto completo:

PDF

Referências


APRENDER LIVRE. Políticas de uso do site. 2016. Recuperado de https://moodle.aprenderlivre.org/mod/url/view.php?id=1859

BARROS, F. B. M. Problematización y valores humanos en entornos virtuales de aprendizaje. Revista de Tecnología de Información y Comunicación en Educación. Volumen 9, N° 2 Julio-Diciembre 2015

BRUNO, A. Educação formal, não formal e informal: da trilogia aos cruzamentos, dos hibridismos a outros contributos. Mediações – Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Vol. 2 – n.º 2, 2014.

DOWNES, S. New Technology Supporting Informal Learning. Journal of emerging technologies in web intelligence, VOL. 2, NO. 1, FEBRUARY 2010

DOWNES, S. Beyond institutions: personal learning in a networked world in Distance Education in China 5 5-17 Oct 30, 2015

COLLINS, A. & HALVERSON, R. The second educational revolution: rethinking education in the age of technology. Journal of Computer Assisted Learning (2010), 26, 18–27

COSTA, F.A. Comunidades Virtuais de Aprendizagem: traços, perspectivas de estudos e desafios às instituições educativas. Perspectiva, Florianópolis, v.30, n.1, 59-75, jan/abr/2012.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2002.

GOMES, M.V. Educação em Rede – Uma visão emancipadora. Cortez. Instituto Paulo Freire, 2004.

ILLICH, I., Sociedade sem escolas, Ed. Vozes, Petrópolis, 1985.

MARTINS, M.L. Lusofonia e interculturalidade: promessa e travessia. editora húmus, 2015.

MEIRINHOS, M. & OSÓRIO, A. Factores condicionantes da aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais: estudo de caso no âmbito da formação contínua de professores in Aires, Luísa, coord. [et al.] - Comunidades virtuais de aprendizagem e identidades no Ensino Superior. Lisboa: Universidade Aberta, 2007.

MOTA, J. Personal Learning Environments: Contributos para uma discussão do conceito. Educação, Formação & Tecnologias, vol. 2 (2), Novembro, 2009

SCHELLER, M., VIALI, L. LAHM, R. A aprendizagem no contexto das tecnologias: uma reflexão para os dias atuais. CINTED - Novas Tecnologias na Educação. V. 12 Nº 2, dezembro, 2014

SORJ, B.; GUEDES, L.E. Exclusão digital: problemas conceituais, evidências empíricas e políticas públicas. Novos estud. - CEBRAP, São Paulo ,n. 72,p. 101-117, Julho 2005

VALENTE, I., MOREIRA, P., DIAS, P. Moodle: moda, mania ou inovação na formação? In Alves, L., Barros, D., Okada, A. (org) Moodle Estratégias Pedagógicas e Estudos de Caso. Salvador-BA, EDUNEB. 2009. Recuperado de repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2563/3/Livro%20Moodle.pdf


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.