DIREITO: UMA ALTERNATIVA ÀS AULAS TRADICIONAIS E AS NOVAS TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS

Tauã Lima Verdan Rangel, José Nogueira Antunes Neto

Resumo


O escopo desse trabalho tem a ênfase voltada a uma analise as aulas tradicionais coimbrense e a introdução de alternativas ao ensino buscando novas tecnologias que facilitem a compreensão do aluno em sua jornada jurídica. Aborda-se um trabalho docente ao qual deve ser contextualizado histórica e socialmente, isto é, articular o ensino a realidade, equilibrando a pratica como na teoria. Busca explicar os pontos não alcançados no ensino tradicional e o modo de transmissão do conhecimento. Assim, tem por finalidade apresentar este modelo pareado a uma visão da necessidade da exclusão do próprio e da extinção deste ensino vigorado no tempo, de caráter obsoleto e monótono. Nessa perspectiva, mostra-se a seguir a atualidade do ensino jurídico vinculada a necessidade das novas tecnologias, ao qual obtiveram um maior destaque nas aulas de direito, onde se encontra uma motivação e um elevado grau de interesse tornando se uma aprendizagem eficaz, despertando aos alunos interesse nas aulas, tornando-as proveitosas de forma interdisciplinar. 

Link para a apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4331


Palavras-chave


Processo de ensino aprendizagem. Método tradicional de ensino. Novas tecnologias.

Texto completo:

PDF

Referências


BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. São Paulo: Autentica 2013.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: . Acesso em 29 mar. 2017.

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. 10 ed., rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

CYRINO, Eliana Goldfarb; TORALLES-PEREIRA, Maria Lúcia. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. In: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, n. 20, v. 3, mai.-jun. 2004, p. 780-788. Disponível em: . Acesso em 29 mar. 2017.

GHIRARDI, José Garcez; FEFERBAUM, Marina (Org.). Ensino do direito em debate: reflexões a partir do 1º seminário ensino jurídico e formação docente ensino do direito em debate reflexões a partir do 1º seminário ensino jurídico e formação docente. São Paulo: Direito FGV, 2013.

LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor; Adeus Professora? Novas exigências educacionais e a Profissão Docente. São Paulo: Cortez, 1999.

MERCADO, Luiz Paulo Leopoldo (Org.). Novas tecnologias na educação: reflexões sobre a prática. Maceió: INEP, 2002.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986

OLIVEIRA, L A G. Fundamentos para alteração do método tradicional de ensino: aprendizagem baseada em problemas como alternativa possível. Acesso em: . Acesso em 29 mar. 2017.

PEÇANHA, Serciane Bousada. O Ensino Jurídico no Brasil. Disponível em . Acesso em 29 mar. 2017.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 24. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

TACHIZAWA, T.; MENDES, G. Como fazer monografia na prática. Rio de Janeiro: Ed. FGV. 2006.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.