MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Luciane Inocente, Ana Sara Castaman

Resumo


RESUMO: O presente trabalho objetiva refletir sobre a relevância dos mapas conceituais digitais ao processo de ensino e aprendizagem, de modo a analisar diferentes formas de aplicar esta ferramenta para construção do conhecimento. Dessa forma, metodologicamente este trabalho constitui-se como uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores que se ocupam com o estudo da temática, sendo que inicialmente far-se-á uma análise sobre o conceito e utilização dos mapas conceituais digitais. Para após, conhecer algumas das ferramentas facilitadoras na construção de mapas digitais, bem como o seu uso no processo de ensino e aprendizagem. Conclui-se que os mapas conceituais digitais são relevantes, pois permitem o desenvolvimento da criatividade e competências, identificação de problemas e, principalmente, impulsionam a aprendizagem de forma dinâmica, facilitando a transformação e produção do conhecimento por parte do estudante.

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Palavras-chave


Mapas conceituais digitais; processo de ensino e aprendizagem; construção do conhecimento.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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