A MELHORIA COGNITIVA DE ALUNOS DEFICIENTES INTELECTUAIS COM O USO DE JOGOS DIGITAIS

Cristiane Zucoloto Bigui, Cristiano da Silveira Colombo

Resumo


Este trabalho busca demonstrar como a utilização dos jogos educativos digitais podem contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos Deficientes Intelectuais de uma escola do Município de Muqui (ES) escolhida para ser o foco da pesquisa, visando estimular o desenvolvimento das capacidades como: raciocínio, memorização e concentração de forma que auxiliem o processo de ensino e aprendizagem. Estes Deficientes apresentam o funcionamento intelectual geral significativamente abaixo da média, com limitações associadas a duas ou mais áreas da conduta adaptativa ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade, para isso, há a necessidade de pensar novas propostas de ensino, principalmente com a utilização de softwares educativos como os jogos digitais, com objetivo de proporcionar aos alunos que apresentam essa deficiência maior independência, qualidade de vida e inclusão. Com a utilização dos jogos digitais nas Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) espera-se que estes possam contribuir como ferramenta pedagógica auxiliando na redução das dificuldades ou incapacidades dessa deficiência e proporcionando uma maior fixação dos conteúdos aprendidos no Ensino Regular. Através da pesquisa bibliográfica e observação em campo pode-se perceber que os jogos digitais proporcionam um maior interesse nos Deficientes Intelectuais, pois conseguem se manter concentrados por mais tempo na realização da atividade que o jogo propõe, ou seja, maior dificuldade enfrentada na aprendizagem do Deficiente Intelectual. O jogo ainda apresenta a capacidade lúdica, fator preponderante para que estes queiram aprender brincando.

Link da apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Bigui


Palavras-chave


Deficientes Intelectuais; Jogos Digitais; Aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Referências


APAE - São Paulo. O que é Deficiência Intelectual? Disponível em:. Acesso em: 11 de abril de 2016.

AMPUDIA, Ricardo. O que é Deficiência Intelectual. Gestão Escolar. Revista Nova Escola. 11 ag. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. de 2016.

BALASUBRAMANIAN, Nathan; WILSON, Brent Gayle. Games and Simulations. In:______Society For Information Technology And Teacher Education International Conference. Proceedings...v.1. 2006. Disponível em: . Acesso em: 25 de mar.2016.

CRISTÓVÃO, Henrique M, NOBRE; Isaura A. M. Informática na Educação Um Caminho de Possibilidades e desafios: Softwares Educativos e Objeto de Aprendizagem. ed. IFES, Serra, 2014.

SIGNIFICADO DA PALAVRA JOGO. In: Dicionário Aurélio Online- Dicionário Português. Disponível em:. Acesso em: 18 abr.de 2016.

FONSECA, Vitor da. “Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem”. Porto Alegre: Artmed. 2008.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. São Paulo: Perspectiva, 2001.

MORELLATO, Claudete. A construção de habilidades para a resolução de problemas matemáticos em um sujeito com necessidades especiais educacionais alicerçados na informática da educação, 2004. p.52, Monografia de Especialização em Informática, Canoas, 2004.

NIQUIMI, Débora Pinto. Informática na Educação: Implicações didático pedagógicas e construção do conhecimento. Brasília: Universa, 1996.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE – OMS. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. CID 10, São Paulo: EDUSP, 2007.

RODRIGUES, Cinthia. Formas criativas para estimular a mente de alunos com deficiência. Gestão escolar. Revista Nova Escola. nº. 223, jun. 2009. Disponível em:. Acesso em: 10 abr. De 2016.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.