DELINEAMENTO DE SOFTWARE DE APRENDIZAGEM PARA ENSINO DOS PRINCÍPIOS DA ANIMAÇÃO

Luhan Dias Souza

Resumo


Este trabalho busca refletir sobre o delineamento de um material didático virtual destinado ao ensino de Cinema de Animação, em específico, sobre a animação de personagens. Esse material consistirá de um software de aprendizagem de livre acesso para a realização de testes de animação a partir de pressupostos relativos aos fundamentos desta atividade. A abordagem utilizada no delineamento do  funcionamento desse software possui como referencial teórico a Linguística Cognitiva, precisamente as reflexões sobre analogias e metáforas de Lakoff e Johnson (2002) apropriadas para o processo de ensino-aprendizagem visado, no qual a perspectiva da mente corporificada destes autores é de fundamental importância para esta proposta. A produção deste software ainda está em suas etapas iniciais, logo, a reflexão presente neste trabalho visa contribuir com o desenvolvimento de metodologias possíveis de produção de softwares de aprendizagem em diálogo com o campo da linguagem ao refletir sobre as especificidades do meio e referenciais necessários à etapa de delineamento do material.

Link da apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4329


Palavras-chave


ensino de animação; analogias e metáforas; linguística cognitiva; softwares de aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


BLAIR, P. Cartoon animation. Laguna Hills: Walter Foster Publishing Inc. 1994.

CARVALHO, R. A. de; CAMPOS, R. Uma análise de aspectos relacionados ao desenvolvimento e adoção de enterprise resources planning livre de código aberto. São Carlos. Revista Gestão e produção, v. 16, n 4. P.667-678, out-dez 2009.

FIALHO, A. A experiência cinética de personagens: os princípios da animação na indústria e seus desdobramentos como catalisadores do potencial artístico do animador. 2013. 318 f. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2013.

GOLDBERG, E. Character animation crash course! Los Angeles: Silman-James Press. 2008.

JOHNSON, M. The philosophical significance of image schemas. In: HAMPE, Beate (ed.). From perception to meaning: image schemas in cognitive linguistics. Berlin (New York): Mouton de Gruyer, 2005.

LAKOFF, G.; JOHNSON, M. Metáforas da vida cotidiana. Mara Sophia Zanotto (coord.). Campinas, SP: Mercado de Letras. São Paulo, 2002. Título original: Metaphors we live by.

WILLIAMS, R. Manual de animação: manual de métodos, princípios e fórmulas para animadores clássicos, de computadores, de jogos, de stop motion e de internet. Leandro de Mello Guimarães Pinto (trad.). São Paulo, SP: Editora Senac, São Paulo, 2016. Título original: The animators survival kit.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.