EDUCAÇÃO, NEUROCIÊNCIAS E TECNOLOGIAS: OS GAMES COMO UMA METODOLOGIA

Waleska Medeiros Souza

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar algumas contribuições dos estudos da  neurociência sobre o uso das novas tecnologias no campo educacional. Desta forma, surge  uma nova forma de mediação educacional promovida por dispositivos tecnológicos interligados, geralmente, a internet. Neste cenário, podemos assegurar que o campo educacional ganhou um importante impulso em sua prática pedagógica a partir da integração das novas tec-
nologias nas salas de aula, principalmente com a inserção de games educacionais ou comerciais, principalmente os associados ao suporte da internet. A neurociência foi capaz, através de  muitas pesquisas, de fornecer novos entendimentos sobre os diferentes processos cognitivos.  Desta maneira, a neurociência conseguiu desvendar as propriedades neurais que fornecem suporte ao entendimento aritmético, à realização de cálculos, à linguagem, dentre outras. Para
apresentar uma análise sobre esses avanços da neurociência somados ao uso das novas tecnologias e os reflexos positivos no campo educacional, mais especificamente na relação ensino-aprendizagem, foi feito um levantamento bibliográfico para embasamento teórico e problematização sobre os temas. Como resultado concluímos que os games podem promover melhorias  na qualidade do ensino ofertado.

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Palavras-chave


Educação; Neurociência; Tecnologias.

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Referências


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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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