TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

Suzanne Silva Rodrigues de Morais

Resumo


As discussões em torno da integração das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) no ambiente escolar tomaram conta da sociedade há várias décadas. Tais questões vieram à tona desde que se percebeu a influência das NTIC na formação do sujeito contemporâneo, fazendo-se urgente refletir sobre o assunto diante da crescente expansão dos meios de informação e comunicação. Atualmente o mundo passa por várias e cada vez mais aceleradas transformações em todas as esferas da sociedade e desde o início da civilização o homem busca adaptar-se, adquirindo novos conhecimentos. Desde o início das grandes transformações tecnológicas, confiou-se à escola e as instituições de ensino a formação da personalidade do indivíduo por meio da transferência cultural do conhecimento. Porém, com o crescimento das NTIC e sua introdução no ambiente escolar, houve uma mudança no conceito de conhecimento, o que altera irreversivelmente a prática pedagógica e o papel da escola frente o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, faz-se necessário avaliar o papel das NTIC aplicadas à educação, considerando-se que educar nesse novo contexto é um grande desafio, que, em muitos momentos tem sido encarado superficialmente. Portanto, o presente artigo tem como objetivo discutir o papel da escola frente à era da informação, bem como discutir a inclusão das NTIC no ambiente escolar e o papel do professor frente a esse novo desafio.

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Palavras-chave


Era da informação; Instabilidade; NTIC; Escola; Professor.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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