UMA REVISÃO DE LITERATURA SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS

Lucas Borcard Cancela, Luciano Dias de Sousa, Taís Cristina da Silva, Gabriel Aguiar de Souza Tinti, Karol da Silva

Resumo


Muito se fala sobre a utilização das tecnologias no ensino como importante ferramenta pedagógica, compreendendo que é necessário que haja uma nova metodologia de ensino. Percebe-se que muitas instituições de ensino possuem em seu patrimônio computadores e diversos equipamentos tecnológicos que poderiam ser melhor utilizados a fim de proporcionar aos alunos aulas mais interessante e dinâmicas. Porém, o que muito se vê são equipamentos novos e metodologia antiga. Este artigo visa realizar um mapeamento bibliográfico de produções acadêmicas que abordem a utilização das tecnologias na educação. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico realizado através da base SciELO. A pesquisa realizada teve como palavras-chave “(“Tecnologia” AND “Ensino” AND “Aprendizagem”)”. A pesquisa inicial retornou 205 registros. Foram realizados refinamentos nos resultados, retornando 69 artigos. Ao final da análise, resultados relevantes foram encontrados, possibilitando importante discussão sobre o assunto.

Link da apresentação: http://textolivre.org/wiki/index.php?title=XIVevidosol/Cancela


Palavras-chave


Tecnologia; ensino; revisão bibliográfica.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AMARILLA FILHO, P. Educação a distância: uma abordagem metodológica e didática a partir dos ambientes virtuais. Educ. rev. [online]., vol.27, n.2, pp.41-72, 2011.

BELLONI, M. L. Educação a distância e inovação tecnológica. Trab. educ. saúde [online]., vol.3, n.1, 2005

COSTA, C; ALVELOS, H; TEIXEIRA, L. Motivação dos alunos para a utilização da tecnologia wiki: um estudo prático no ensino superior. Educ. Pesqui. [online], vol.39, n.3, pp.775-790. 2013.

CORRÊA, H. T; DIAS, D. R. Multiletramentos e usos das tecnologias digitais da informação e comunicação com alunos de cursos técnicos. Trab. linguist. apl. [online]., vol.55, n.2, pp.241-262, 2016.

FREIRE, F; CAVALCANTI, M; KLEIMAN, A; POSSENTI, S. Leitura e escrita via internet: formação de professores nas áreas de alfabetização e linguagem. Trab. linguist. apl. [online]., vol.46, n.1, pp.93-111, 2007.

KENSKI, V. M. O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D. de, 2001.

OLIVEIRA, A. D. de; PILATTI, L. A; FRANCISCO, A. C; ROCHA, D. C. Interação entre Música e Tecnologia para o Ensino de Biologia: Uma Experiência Utilizando a Web-Rádio. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]., vol.13, n.3, pp.231-241, 2011.

PETRONE, L. B; RIALTI, S. A informática entre educação e emoção. In: PELUSO, A. Org.) Informática e afetividade. Bauru: EDUSC, 1998.

ROSTAING, H. La bibliométrie et ses techniques. Tolouse: Scienses de la société, 1996.

SCHERER, S. O papel do professor nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: Congresso de Educação a Distância. CTAI-Senai, 2003.

SOARES, S. Ensino Superior e tecnologias educacionais. Alínea, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.