WHATSAPP NA SALA DE AULA: ESTUDO DE CASO DA CONCEPÇÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Dayse Sampaio Lopes Borges, Wilton Sampaio Lopes, Selma de Souza Sanglard, Denise Sampaio Lopes de Oliveira

Resumo


No mundo contemporâneo, o cenário social da vida humana sofre modificações com a revolução de ordem tecnológica centrada no acúmulo de informações geradas todos os dias e que modificam o pensamento humano e o cotidiano das pessoas. O aplicativo WhatsApp está entre as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, que a partir do momento que foi criado possibilitou uma ampliação de contatos, grupos e comunicação no universo virtual. Pretendeu-se com esta pesquisa analisar que mudanças ocorrem no cotidiano da sala de aula, com a utilização do aplicativo WhatsApp em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do estado do ES na concepção dos docentes e alunos da referida turma. Resultados permitiram constatar que o aplicativo levantou questões éticas quanto ao uso do celular para docentes e alunos. No grupo dos professores, 25% consideraram a proposta satisfatória para a turma, contra 75% que consideraram complicado os alunos terem o número do celular do professor, justamente por não terem maturidade para a comunicação pelo aplicativo, além da invasão da privacidade para ligar fora do horário da escola entre outros. No grupo dos alunos, 100% dos alunos foram favoráveis ao uso do aplicativo para o cotidiano da sala de aula. Esta pesquisa poderá servir de reflexão para outras pesquisas que envolvam este tema tão pertinente, abrangente e atual no momento de revolução digital que se vive neste século.

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Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação. Estratégia pedagógica. WhatsApp.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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