O USO DO CELULAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO

Dayse Sampaio Lopes Borges, Wilton Sampaio Lopes, Denise Sampaio Lopes de Oliveira

Resumo


Com a revolução digital que se vive no século XXI, a sociedade passou a ter facilidade de acesso ao universo dos computadores, Internet, utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs e dentre essas, o celular. Pretendeu-se com esta pesquisa explorar a utilização do aparelho celular entre os agentes da sala de aula e analisar benefícios ou prejuízos causados pelo seu uso para cumprir determinada tarefa de pesquisa proposta em Biologia. Na pesquisa, alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de uma escola do estado do ES, realizaram um trabalho sobre as principais contribuições dos grandes cientistas que a história registra em forma de vídeos, música, apresentações em power-point, imagens e apresentaram no auditório para todas as turmas da escola. Resultados permitiram constatar que o uso do celular proporcionou prontidão, motivação, disputa sadia e alegria no cumprimento da tarefa solicitada, demonstrando o interesse para a busca do conhecimento por intermédio do celular. Foi possível confirmar que o uso consciente, criterioso e delimitado do celular apresenta grandes contribuições para alunos, além da empatia que favoreceu a relação professor e aluno durante a pesquisa.

Link da apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=38&t=4348


Palavras-chave


Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino Aprendizagem em Biologia. Celular.

Texto completo:

PDF

Referências


ANTONIO, J. C. Uso pedagógico do telefone móvel (celular), Professor Digital. Disponível em: Acesso em: 13 fev. 2017.

CASTELLS, M. A Sociedade em rede: do Conhecimento à Ação Política. Debates, 2005.

COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL – CGI.br. Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios e Empresas do Brasil – TIC Domicílios 2014. Coord. Alexandre F. Barbosa. São Paulo: CGI.br, 2015a. Disponível em:

DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2017.

_______. Pesquisa sobre o Uso da Internet por Crianças e Adolescentes no Brasil – TIC Kids Online Brasil 2014. Coord. Alexandre F. Barbosa. São Paulo: CGI.br, 2015b. Disponível em: . Acesso em: 20 fev. 2017.

IMBERNÓN, F. (Org.) A educação no século XXI. Porto Alegre: ARTMED, 2000 p. 80. Op.cit. (2000, p.85).

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. 3.ed. 2ª reimpressão. São Paulo: Editora 34, 2014.

PRENSKY, M. Que você pode aprender a partir de um telefone celular? Quase anytthing revista de educação online, 2004. Em :www.elearningsource.info/.em: 24 fev. 2017.

SOZIO, M. E.; PONTE, C.; SAMPAIO, I. S. V.; SENNE, F.; ÓLAFSSON, K.; ALVES, S. J.; GARROUX, C.Children and Internet use: A comparative analysis of Brazil and seven European countries. Londres: EU Kids Online, 2015. Disponível em:

ParticipatingCountries/PDFs/BR-FullReportBrazilNCGM.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2017.

ZARTARIAN, V.; NOEL, E. Cibermundos, que futuro? Porto: Editora Ambar, 2002. Disponível em: Acesso em: 10 fev. 2017


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.