O USO DO CELULAR NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA ANÁLISE EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO
Resumo
Com a revolução digital que se vive no século XXI, a sociedade passou a ter facilidade de acesso ao universo dos computadores, Internet, utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs e dentre essas, o celular. Pretendeu-se com esta pesquisa explorar a utilização do aparelho celular entre os agentes da sala de aula e analisar benefícios ou prejuízos causados pelo seu uso para cumprir determinada tarefa de pesquisa proposta em Biologia. Na pesquisa, alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio de uma escola do estado do ES, realizaram um trabalho sobre as principais contribuições dos grandes cientistas que a história registra em forma de vídeos, música, apresentações em power-point, imagens e apresentaram no auditório para todas as turmas da escola. Resultados permitiram constatar que o uso do celular proporcionou prontidão, motivação, disputa sadia e alegria no cumprimento da tarefa solicitada, demonstrando o interesse para a busca do conhecimento por intermédio do celular. Foi possível confirmar que o uso consciente, criterioso e delimitado do celular apresenta grandes contribuições para alunos, além da empatia que favoreceu a relação professor e aluno durante a pesquisa.
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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)