APLICABILIDADE DAS MÍDIAS VIRTUAIS NA COMUNICAÇÃO: A percepção da linguagem de inserção

Amaro Sebastião de Souza Quintino

Resumo


A mídia é um dos principais elos de comunicação utilizado na modalidade de Educação a Distância, entre alunos, professores e tutores. As mídias virtuais facilitam a comunicação e a interação para todos que as utilizam. Nesse sentido, a comunicação constitui-se grande peça do processo educativo em modelos baseados na interação por meio de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Isto se evidencia atualmente, devido a sua flexibilidade de aprendizagem. O objetivo geral deste trabalho é ressaltar as mídias como processo de construção do conhecimento, tornando seus usuários mais próximos do processo ensino/aprendizagem e proporcionando a interatividade. Como metodologia adotou-se uma abordagem de natureza qualitativa, apoiada no procedimento técnico de pesquisa bibliográfica e experiência do trabalho como tutor do CEDERJ, buscando atender aos objetivos específicos elencados nesta pesquisa. Sendo assim, como resultado do presente trabalho, foi possível observar que as mídias são ferramentas facilitadoras, mediadas no processo de ensino/aprendizagem que estimulam de forma dinâmica e interativa, motivando no aluno a valorização da autoestima e incentivo ao estudo, que aderem a linguagem de inserção como seu diferencial em relação a outros tipos de escrita. Considerou-se também que as mídias virtuais são fundamentais, pois influencia os sujeitos aprendizes, buscando superar a rigidez, transformando e facilitando o ensino aprendizado.

Link para apresentação: http://evidosol.textolivre.org/forum/viewtopic.php?f=40&t=4399


Palavras-chave


mídias virtuais, comunicação, linguagem de inserção.

Texto completo:

PDF

Referências


BLANC, M. Sociabilidades virtuais/sociabilidades periféricas: o "real" no "virtual" através das navegações pequeno urbanas. Anais do XI Congresso Argentino de Antropologia Social. Rosário: 11°CAAS, 2014.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

BEHRENS, M. A.; ALCÂNTARA, P. R., TORRES, P. L.; MATOS, E. L. M. A Prática docente e as mídias educacionais: convergências e divergências, 2007.

CASTELLS, Manuel. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.

GIOVANNINNI, Giovanni - (org). Evolução na comunicação. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.

LÉVY, Pierre. Trad. Carlos Irineu da Costa. Cibercultura. 3ª ed. São paulo: Editora 34, 1994.

MARINS. Vania, COSTA Rosa Maria E.M. (2015). Design de atividades e tarefas. Aula 3 do curso Ambientes Virtuais e mídias de comunicação. Acesso em 10 de Fev. de 2017.

MENDES, V. A expansão do ensino a distância no Brasil: democratização do acesso. São Paulo, 1999. Acesso em 10 de fev. de 2017.

MORAES, M, Cândida (Org). Educação à distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp / Nied, 2002.

PARENTE, A. O virtual e o hipertextual. Rio de Janeiro: Pazulin, 1999.

PUERTA, A. A. e AMARAL, R. M. Comparação da Educação Presencial com a Educação a Distância Através de uma Pesquisa Aplicada. In: XV Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias. São Paulo: SNBU, 2008.

SOUZA, Carlos H.M. Comunicação Educação e Novas Tecnologias. Rio de Janeiro: FAFIC, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.