OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO ATUAL

Ezequiel Gonçalves de Paula, Sonia Maria da Fonseca Souza, Joyce Vieira Fettermann

Resumo


O sistema educacional passa por uma série de transformações no que diz respeito às tecnologias. A escola começa a inserir recursos tecnológicos em seu ambiente e o professor atual se vê desafiado a buscar uma formação contínua e se reinventar, a fim de aprender a integrar as ferramentas contemporâneas no processo ensino-aprendizagem e atrair seus alunos, pelo fato de as demandas da comunicação atual os levarem a entender que inserir novos recursos às suas práxis pode ser a chave para um fazer pedagógico mais flexível, dinâmico e, até mesmo, de sucesso. Portanto, este artigo tem por objetivo promover uma reflexão acerca do uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTICs) nos contextos escolares, bem como dar a entender caminhos para sua inserção no desempenho didático-pedagógico. Busca-se ainda investigar o papel do docente e os desafios pelos quais ele passa ao utilizar as ferramentas tecnológicas em suas aulas. Por fim, entende-se que é preciso haver equilíbrio na realização de novos fazeres pedagógicos, utilizando as tecnologias sem se desfazer de algumas metodologias e práticas formais utilizadas anteriormente ao avanço tecnológico que se vive na contemporaneidade.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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