FACETAS QUE SE ENTRECRUZAM A FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÃO SOBRE A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

Liz Daiana Tito Azeredo da Silva, Jackeline Barcelos Corrêa, Eliana Crispim França Luquetti

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo discutir a política de formação de professores nas licenciaturas, tomando como base a legislação relativa a formação de professores e as características dos cursos de licenciaturas. Para o desenvolvimento deste estudo, será realizado uma análise documental, como por exemplo, a reestruturação dos cursos de licenciaturas em nível nacional, como vimos a partir do Parecer CNE/CP n.º 2, de 09/06/2015 que propõe as novas diretrizes curriculares para a formação, em nível superior, dos profissionais da Educação Básica. Muitos estudos apontam que para à formação de professores, é necessária uma verdadeira revolução nas estruturas
institucionais formativas e nos currículos da formação, entretanto as pesquisas sobre políticas de formação apresenta um índice muito pequeno, apenas 2% das publicações no campo de produção. Após anos de silêncio na política educacional brasileira para a formação docente, volta-se a viver um intenso debate sobre a legislação que
regulamentará a formação dos profissionais da educação no país.

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Palavras-chave


Formação, legislação, aprendizagem.

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