UMA DISCUSSÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES A PARTIR DOS FÓRUNS DE DISCUSSÃO DO CURSO GAMES E EDUCAÇÃO

Adriana Oliveira Bernardes

Resumo


As questões derivadas dos problemas educacionais brasileiros são sempre discutidas por professores, alunos e pessoas do público em geral, que já passaram pelos bancos escolares e conhecem as dificuldades quando o único recurso utilizado pelo professor são as aulas expositivas. Essa reflexão é importante, pois exames internacionais mostram a vulnerabilidade do ensino no Brasil em variadas áreas do conhecimento, indicando que necessitamos de soluções para os problemas educacionais brasileiros, uma vez que perpassam pela formação do professor e, consequentemente, pelos recursos utilizados em sala de aula. O jogo digital traz, para a sala de aula, o universo do cotidiano do aluno, motivando-o a aprender e a desenvolver habilidades e competências importantes. O objetivo deste artigo é discutir o jogo como recurso motivador, capaz de desenvolver habilidades e competências no aluno, por meio das reflexões dos professores em fóruns em um curso de extensão. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos a pesquisa bibliográfica realizada nos fóruns, que discutiram a utilização de jogos pela educação. O fórum contou com a participação de, aproximadamente, 35 professores da rede estadual de ensino, de ambos os sexos, que trouxeram importantes contribuições para um contexto de aprendizado colaborativo. Essas contribuições refletem sobre a relevância de utilizar recursos atrativos para trabalhar conteúdos com os alunos, a importância do conhecimento, e como os jogos contribuem para o interesse dos discentes. Sobre a importância do jogo, concluímos este artigo ao considerar os aspectos positivos e negativos da sua utilização.

 


Palavras-chave


jogos na educação; aulas atrativas; fóruns de discussão.

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ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

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