MAPEAMENTO SOBRE A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO: ESTUDO DE CASO DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE CARANGOLA/MG.

Lucas Borcard Cancela, Patrícia Aparacida Romeiro Campos Cancela, Luciano Dias de Sousa, Daniel Rodrigues da Silva, Anna Theresa Carlos dos Santos

Resumo


O presente estudo versa sobre a importância da Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) na aprendizagem do aluno. O trabalho tem como objetivo geral: Mapear utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação no âmbito escolar, um estudo de caso das escolas estaduais do município de Carangola em Minas Gerais. Portanto, a seguinte reflexão se faz necessária: as escolas têm utilizado as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramentas úteis para o ensino- aprendizado? Na busca por essa resposta, trabalhou-se metodologicamente com dados disponibilizados pela Superintendência Regional de Ensino de Carangola e os dados do Censo Escolar/INEP 2016, além da realização de visitas técnicas e aplicação de questionários, elaborados conforme o levantamento dos dados, para professores e alunos, com a finalidade de colher informações a respeito da utilização e eficácia desses recursos tecnológicos. Além de utilizar a técnica de mineração de dados através do software WEKA, com o intuito de obter respostas mais precisas. E também, com a pesquisa bibliográfica, baseadas nas contribuições de Gesser (2012), Scherer (2003), Kenski (2011), Valente (1997). Desta forma, o estudo justifica-se por proporcionar um mapeamento sobre a inserção das tecnologias da informação no ensino como ferramentas de ensino-aprendizagem nas escolas da cidade de Carangola.

Palavras-chave


Mapeamento; Mineração de Dados; Estudo de Caso; Tecnologias; Educação

Texto completo:

PDF

Referências


GESSER, V. Novas tecnologias e educação superior: Avanços, desdobramentos, Implicações e Limites para a qualidade da aprendizagem. Revista Iberoamericana, n. 16, p. 23-31, 2012;

KENSKI, V.M. O papel do Professor na Sociedade Digital. In: CASTRO, A. D. de, p.103 2001.

SCHERER, S. O papel do professor nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: Congresso de Educação a Distância. CTAI-Senai, p. 270 2003.

VALENTE, J. A. (Org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Gráfica da UNICAMP, 1997.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2317-0239 (Eletrônico)

Licença Creative Commons

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.